O sistema PDV é uma das tecnologias mais úteis para o varejo moderno. Com ele, é possível otimizar a gestão de vendas e ainda melhorar a experiência do cliente na hora do pagamento.
Em um supermercado, o sucesso das vendas depende de muito mais do que preços baixos; e é por isso que não podemos ignorar a importância da frente de caixa.
No cenário atual, a automação é uma vantagem competitiva e os negócios que não se modernizam perdem oportunidades e a chance de surpreender positivamente o cliente. Continue conosco e veja como o software PDV pode ajudar seu negócio a crescer!
O sistema PDV (Ponto de Venda) é um software de registro e gestão de vendas, estoque, notas fiscais e pagamentos. Ou seja, uma ferramenta que automatiza a administração financeira de qualquer negócio que vende produtos e serviços.
É importante destacar que um sistema PDV pode ser composto por vários elementos, como um software, um hardware, balança e um leitor de código de barras.
Você se lembra da antiga caixa registradora? Ela é um exemplo de sistema PDV! Com o avanço da tecnologia, elas evoluíram bastante e, hoje, são totalmente automatizados e aceitam diversos meios de pagamento.
Frente de caixa e PDV são conceitos que se confundem. E para acabar com qualquer dúvida que você possa ter, fizemos um breve resumo:
Embora seja fácil de identificar um sistema de PDV em um estabelecimento físico, essa tecnologia é versátil e apoia suas vendas online. Confira alguns detalhes e características dos dois modelos existentes!
O sistema de PDV fico reúne softwares e hardwares necessários para o funcionamento da frente de caixa: leitor de código de barras, impressora, máquinas de cartão, balança, computador, etc.
É importante notar que ele também opera de maneira online. Assim, garante que as compras sejam integradas em um sistema que registra informações pertinentes à gestão de numerários e estoque.
O PDV Online (ou móvel) é um software baseado em nuvem e pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, é útil tanto para a frente de caixa, quanto mais e-commerces e marketplaces.
Vale destacar que, embora não tenha alguns hardwares, o sistema conta com todas as funcionalidades necessárias para o fechamento automatizado da venda.
Se o seu supermercado recebe pagamentos, você já tem uma frente de caixa. A questão é que o sistema PDV vai além, pois automatiza e moderniza a gestão comercial do seu negócio.
Sendo assim, o sistema faz o fechamento automático da venda. E isso pode acontecer com o apoio de um operador de caixa — que faz a conferência, leitura de código de barras e finaliza a compra — ou por meio de um terminal de autoatendimento: o self checkout.
Na prática, existem diversas funcionalidades e a configuração do sistema PDV ideal depende da escolha de um bom fornecedor. A depender das necessidades do seu supermercado, é possível automatizar, por exemplo:
Isso tudo é executado em questão de segundos e o próprio sistema é responsável pelo envio das informações às áreas correspondentes.
Modernizar seu supermercado é sempre uma decisão estratégica, mas se você ainda tem dúvidas sobre investir ou não em um sistema PDV precisa entender como ele pode te ajudar.
Confira abaixo!
Uma das principais vantagens de um sistema PDV é a segurança do armazenamento de dados em nuvem. Além disso, o software reúne os dados em um só lugar, o que garante um controle efetivo das transações e vendas.
Segundo a PwC, 73% dos consumidores afirmam que a experiência do cliente é um fator importante na decisão de compra. E o a tecnologia no PDV pode te ajudar a garantir um atendimento mais rápido e fluido na frente de caixa.
Perceba que isso beneficia não só o cliente, mas o próprio operador de caixa. Afinal, ele pode trabalhar de forma segura e com menos esforço físico e desgaste mental, especialmente em horários de pico.
O sistema PDV emitir, registrar e gerenciar notas fiscais e vendas. Assim, promove um controle eficiente do fluxo de caixa.
Uma vez que a coleta e o envio de informações são automatizados, a margem para erros se torna muito menor. Na prática, temos processos mais assertivos e menos problemas financeiros no futuro.
Por registrar todas as vendas do negócio, o sistema PDV acaba sendo uma fonte poderosa de informações sobre o comportamento de compra do seu cliente. Com esses dados, é possível planejar promoções e personalizar campanhas de marketing e vendas, por exemplo.
Se você pretende investir em um sistema PDV, perceberá que existem diversas opções e fornecedores no mercado. Isso pode dificultar sua decisão, mas a ideia é encontrar um software que atenda suas necessidades.
Para te ajudar, selecionamos algumas dicas rápidas (mas eficientes) para fazer um investimento estratégico e vantajoso:
Como você percebeu, o sistema PDV é mais do que uma ferramenta de automação; é a tecnologia capaz de conectar a operação de vendas, o controle financeiro e a experiência do cliente de maneira prática e inteligente.
Apostar nessa modernização é uma forma de melhorar seus processos e modernizar sua gestão. E este é um investimento que logo demonstra retornos positivos.
A RP Info é especialista em software para supermercados e tem o sistema para PDV ideal para o seu negócio, totalmente pensado para os seus desafios e necessidades. Agende agora uma demonstração!